3 Dicas para a Manutenção da Cabine de Pintura

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3 Dicas para a Manutenção da Cabine de Pintura

A instalação de uma cabine de pintura é um dos maiores investimentos efetuados nas oficinas, bem como, uma das partes mais usadas nas oficinas de colisão. Face ao seu uso, é essencial efetuar as corretas manutenções à mesma, para aumentar a sua longevidade.

Manutenção da Cabine de Pintura

A cabine de pintura é onde os processos como a pintura e secagem ocorrem e onde se verifica se o trabalho fica bom ou mau. Por vezes, uma cabine de pintura com uma boa manutenção, determina o seu sucesso ou fracasso. A falta de manutenção às cabines  de pintura leva a um aumento dos custos em cada reparação, uma redução significativa das condições trabalho e riscos agravados para a saúde de quem a usa.

É importante salientar que nem sempre surgem sinais óbvios que devem ser efetuadas as devidas manutenções, tornando as manutenções regulares uma mais valia. Os perigos para a saúde são geralmente aqueles que não são possíveis detetar ocularmente, tais como, problemas na ventilação da cabine que levam à exposição a partículas tóxicas e vapores.

O uso de filtros que já se encontram saturados, aumentará o tempo necessário no processo de secagem e comprometer as pinturas efetuadas. Com o aumento do tempo no processo de secagem, para além redução de produtividade, leva a um aumento do consumo de combustível na mesma, aumentando assim  os custos.

De forma à cabine de pintura funcionar nas melhores condições é necessário que as manutenções sejam realizadas regularmente. Por isso, damos-lhe 3 dicas que deve ter em conta na hora de realizar a manutenção na sua cabine de pintura:

cabine de pintura

1 – Filtros

A substituição dos filtros da cabine de pintura é uma das mais importantes tarefas na manutenção da mesma. Os filtros devem ser substituídos regularmente, de forma a garantir o melhor rendimento possível dos mesmos e para garantir o correto funcionamento das ventoinhas e outros componentes. Filtros saturados diminuem o fluxo do ar dentro da cabine, permitindo que as poeiras e sujidade se aglomerem.

Existem 3 tipos de filtros: os pré-filtros, os filtros de teto e filtros de chão.

  • Os pré-filtros fazem parte do grupo de insuflação e realizam a pré-filtragem do ar que entra na cabine. Este filtros influenciam diretamente o tempo de vida útil dos filtros de teto que efetuam a segunda filtragem de ar. Deve efetuar uma verificação mensal.
  • Os filtros de teto é onde a filtragem do ar é efetuada mais rigorosamente, já que controla toda a distribuição do ar ao longo da cabine de pintura. Os filtros devem ser verificados trimestralmente.
  • Os filtros de chão têm como objetivo reter o excesso de tinta que resulta das pulverizações. Após a saturação destes filtros, as partículas podem se soltar e comprometer as pinturas. É importante verificar os mesmos quinzenalmente e substituir se necessário.

Para saber a altura ideal para substituir os filtros, deve-se olhar sempre para o número de horas em que a cabine esteve em funcionamento, tendo sempre em conta que o volume de trabalho varia ao longo do tempo. Certifique-se que identificou todas as áreas que contenham filtros e verifique continuamente o seu estado.

filtros cabine de pintura

2 – Chão e Paredes

Ao longo do tempo a cabine de pintura irá acumular partículas de pintura. Manter o chão e paredes da cabine de pintura limpa é importante para manter o pó e a sujidade longe, não só para assegurar a qualidade do trabalho ali prestado, mas também para melhores condições de trabalho.

  • Chão

O piso de uma cabine de pintura é geralmente constituída por grades metálicas, onde algumas partículas de tinta ficam depositadas. Assim sendo, é necessário uma limpeza periódica às mesmas. Quando o chão das cabines não é em grelha, os mesmos devem ser varridos diariamente.

chao cabines de pintura
  • Paredes

Nas paredes geralmente é onde estão depositados os excessos de tinta.  Estas partículas de tinta presentes nas paredes reduz a luminosidade dentro da cabine de pintura e podem mais tarde se soltar das paredes e contaminar outra peça de pintura. Proteger as paredes das cabines de pintura, torna-se assim fator importante para o sucesso de qualquer trabalho, bem como, protege a integridade e investimento nela efetuado. Conforme necessário, as paredes devem ser limpas com um pano macio molhado em água com sabão.  Exemplo de algumas das formas de proteger as paredes são: a “Tela de Proteção 3M (Dirt Trap)”, a pulverização do “Protetor de Cabines Slime” e plástico protetor. A tela de proteção permite capturar o pó, sujidade e pulverização excessiva de tinta, bem como, protege as superfícies, ilumina a área de trabalho e reduz a manutenção exigida na cabine. Este material deve ser substituído a cada 2-3 meses.

3 – Queimadores e Chaminés

Os queimadores e as chaminés são das áreas mais negligenciadas no que toca à manutenção de uma cabine de pintura. Os queimadores também possuem filtros que devem ser trocados anualmente. A falta de manutenção neste área poderá comprometer a qualidade do ar que entra na cabine, bem como, um aumento dos custos relacionados com o combustível, porque será necessário os motores trabalharem com mais intensidade para garantirem o fluxo e temperatura do ar desejado. O tubos de ar devem ser limpos uma a duas vezes por ano, para assegurar a boa circulação do ar pelo sistema. A tensão das correias também deve ser controlada periodicamente, para verificar a sua integridade, substituindo-as sempre que necessário.

Serviços e Manutenções de Cabines de Pintura

Assim sendo, a realização de uma correta manutenção às cabines de pintura permite às oficinas pouparem tempo, evitar complicações e reduzir custos nas reparações ao longo do tempo. A Centrocor é capaz de garantir uma correta manutenção da sua cabine de pintura. Para além de comercializarmos todos os produtos necessários, efetuamos a mudança e reposição de filtros, limpeza de cabines, aplicação de revestimento de cabines e verificações completas à sua cabine de pintura.

Pretende efetuar a manutenção à sua cabine de pintura?

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