fbpx

Manutenção máquinas ar condicionado automóvel

Manutenção máquinas ar condicionado automóvel

A manutenção das máquinas de ar condicionado é uma parte fundamental no uso das mesmas. Uma correta manutenção permite garantir a confiabilidade, segurança e a qualidade no serviço prestado, manter níveis de produtividade e evitar custos relativos a um funcionamento deficiente das máquinas.

Para garantir o correto funcionamento da sua máquina descubra 5 aspetos que deve ter em conta para efetuar uma correta manutenção à sua máquina:

1 – Óleo da bomba de vácuo

O óleo é muito importante na bomba de vácuo, porque é um lubrificante, líquido de arrefecimento e um protetor para a bomba de vácuo. Deve trocar o óleo da mesma após sensivelmente 20 horas de trabalho, já que é uma forma de garantir uma vida longa à bomba de vácuo e garantir a produtividade da mesma.

2 – Filtros

Trocar os filtros sempre que eles atinjam a sua capacidade máxima de filtração, impede que o ar com partículas contaminadas, danifique a sua máquina de ar condicionado, assegurando assim o seu correto funcionamento. Como por exemplo, os filtros das máquinas de ar condicionado Artic Commander têm uma capacidade para 150kg.

3 – Mangueiras e Acopladores

Deve periodicamente verificar a integridade das suas mangueiras e acopladores, de forma assegurar que não existem problemas como fugas, que influenciem negativamente o correcto funcionamento da máquina de ar condicionado.

4 – Base de dados atualizada

As máquinas de ar condicionado que possuam uma base de dados dos fabricantes automóveis, devem ser atualizadas periodicamente, de forma a garantir que os serviços prestados pelas oficinas, sejam sempre efetuados mediante as orientações dos fabricantes para assegurar um serviço de qualidade. Em algumas máquinas de ar condicionado esta atualização é garantida através de uma subscrição anual paga diretamente ao fabricante, sendo que as máquinas da marca Mastercool, a atualização pode ser efetuada de forma sempre grátis ao longo do tempo.

5 – Balanças calibradas

Deve calibrar pelo menos uma vez por ano a balança da sua máquina de ar condicionado, para garantir que a mesma pesa corretamente as quantidades de gás e óleo que são injetadas nos sistemas de ar condicionado dos veículos, para garantir uma correta prestação do serviço aos seus clientes.


Receba todas a novidades acerca do Ar Condicionado Automóvel.

Preencha o formulário abaixo e seja sempre o primeiro a receber todas as novidades.




Li e aceito a política de privacidade.

Política de Privacidade

Partilhar esta publicação

× Podemos ajudar?