3 Dicas para Aumentar a Produtividade nas Oficinas

3 Dicas para Aumentar a Produtividade nas Oficinas

O aumento da produtividade é a palavra chave para o crescimento de qualquer oficina automóvel. Para aumentar a produtividade de qualquer oficina automóvel é necessário fazer investimentos, que podem ser na melhoria de processos, em equipamentos e na formação dos colaboradores.

1 – Melhorar os Processos de Reparação

  • Reconhecer o Problema

Para melhorar os processos de reparação é necessário reconhecer que existe um problema e que o mesmo deve ser melhorado. Para se identificar os problemas deve-se reunir as pessoas que estão envolvidas diariamente nos processos, já que são elas que lidam com os processos no dia-a-dia e procurar colmatar as necessidades dos mesmos.

  • Mapear Processos

Uma das formas de analisar os processos é mapeá-los. Isto é, desta forma é possível analisar os mesmos e ver se realmente vão de encontro aos objetivos pretendidos.

  • Novos Processos

Depois de observado os problemas no processo atual, é necessário alterar o modo como as tarefas são desempenhadas pelos envolvidos e mostrar que as mudanças pretendidas serão benéficas para a organização e para os colaboradores.

2 – Melhoria nos Equipamentos e Meios Técnicos

  • Investir em Equipamentos

Uma das formas de melhorar a produtividade e eficiência, é usar equipamentos de qualidade para a tarefa que ser quer desempenhar. Isto é, por vezes é usado um certo equipamento com base no seu preço, mas o mesmo irá prejudicar o rendimento e eficiência no desempenho de uma tarefa, levando a perder mais tempo do que aquele que era necessário ao longo de todos os projetos em que o equipamento em questão é usado.

  • Fadiga

Para além de um equipamento servir o propósito para que é comprado, é necessário verificar se o mesmo irá ser adequado do ponto de vista físico para o colaborador. Por exemplo, se determinado equipamento for muito pesado para quem o vai utilizar, irá influenciar negativamente a sua produtividade, por isso devemos ter em atenção fatores como o peso e design do equipamento porque o mesmo poderá levar ao aumento da fadiga do colaborador.

  • Consumíveis

Uma das principais causas da falta de rendimento dos consumíveis é a sua incorreta utilização. Na maioria das vezes os consumíveis não são usados nas tarefas indicadas para o mesmo, o que leva a um desgaste muito mais rápido.

  • Assistência Técnica

Efetuar as corretas revisões e manutenções aos equipamentos é a única forma de manter a capacidade dos seus equipamentos. Face ao desgaste que os equipamentos vão sentido ao longo do tempo, é necessário que se tenha especial atenção à sua integridade, de forma a perceber quando os mesmos já não se encontram a trabalhar corretamente, para evitar baixas na produtividade dos colaboradores

3 – Formação aos Colaboradores

  • Formação = Mais Conhecimento

A formação profissional é uma forma de atualizar conhecimentos já adquiridos ou por via de formação ou experiência profissional. Através da formação os colaboradores adquirem novos conhecimentos e adaptam-se a contextos cada vez mais exigentes que surgem no seu dia-a-dia, bem como, é mais provável que consigam prestar um serviço de excelência.

  • Formação = Mais Produtividade

A falta de formação influencia diretamente a produtividade e eficiência dos colaboradores, colocando em causa investimentos que possam ser feitos em tecnologia ou processos dentro das oficinas. Assim, a formação profissional pode constituir-se uma resposta que permite colmatar baixos níveis de produção em resultado de conhecimentos e competências do capital humano insuficientes ou desajustadas.

  • Informação Atualizada

Atualmente vivemos numa era em que a informação é partilhada e gerada a uma velocidade vertiginosa. As descobertas feitas hoje vão, seguramente, influenciar as práticas de amanhã, e, em muitos casos, as tendências discutidas ontem, já estão desatualizadas hoje. Muitas vezes algumas técnicas de trabalho que vãos sendo usadas ao longo do tempo, vão ficando obsoletas. Por isso a formação é essencial para que as oficinas e os colaboradores tenham acesso a informação mais atualizada e adaptada às necessidades de cada negócio.

Visite a nossa loja online, temos mais de 2000 artigos aos melhores preços!

Partilhar esta publicação