Categorias

Posts mais recentes

Descubra a nossa loja online

22 de Janeiro de 2024

Inspeção Anual: O Seu Elevador Automóvel Está Seguro?

A inspeção anual é uma parte importante da manutenção dos elevadores dos automóveis. Ao realizar a inspeção anual regularmente, você pode ajudar a garantir que seu elevador esteja seguro, funcionando corretamente e prolongando sua vida útil. Além disso, a inspeção anual também ajuda a evitar coimas.

Os elevadores são dos equipamentos mais importantes e essenciais para os serviços de mecânica nas oficinas. De modo a rentabilizar o investimento nos elevadores automóveis e a garantir a segurança aos operadores que nele desempenham os serviços, é importante realizar uma inspeção anual. Na inspeção os nossos técnicos verificam todos os componentes do elevador, incluindo a estrutura, o sistema de elevação e o sistema de segurança.

Neste artigo vamos mostrar a importância de efetuar a revisão anual aos elevadores:

Desgaste e danos

A inspeção anual é a uma oportunidade para o técnico identificar e corrigir quaisquer problemas de segurança que possam existir no elevador. Isso ajudar a diminuir muito a possibilidade de acidentes ou lesões. Alguns dos problemas mais comuns são:

Falhas nos sistemas de segurança: O sistema de segurança dos elevadores foi pensado para proteger os operadores em caso de falha no equipamento. No caso de deteção de qualquer falha o técnico deverá resolver imediatamente o problema.

Danos ou desgaste dos componentes: Devido ao uso dos equipamentos é normal que alguns componentes comecem a sofrer algum desgaste com o passar do tempo. Prevenir e substituir este tipo de peças com desgaste irá proteger outros componentes e evitar custos acrescidos em problemas potencialmente maiores.

Problemas no sistema de elevação: Podem afetar a velocidade e eficiência do elevador, fazendo com que perca diariamente rentabilidade no tempo dos operadores.

Funcionamento correto

Um elevador que não esteja a funcionar corretamente poderá sofrer um desgaste mais rápido ou até mesmo causar danos aos componentes. Alguns dos problemas mais comuns que não permite um funcionamento correto são:

Nível de fluídos: Os níveis dos fluídos dos componentes como o óleo do motor devem ser verificados regularmente e substituído após 1 ano de utilização.

Alinhamento: O alinhamento das plataformas ou sincronização entre colunas também é dos principais aspetos a verificar pelos técnicos.

Lubrificação: A lubrificação das partes móveis do elevador também é muito importante para prevenir desgastes fora do normal nos componentes.

Evitar coimas

Além dos benefícios na segurança e desempenho no elevador, a inspeção anual permite evitar coimas por parte das entidades competentes. Em Portugal, a realização de inspeções regulares é obrigatória para todos os elevadores, de acordo com o Decreto-Lei n.º 50/2005, de 25 de fevereiro. Os elevadores devem ser submetidos a inspeções periódicas, com periodicidade anual, por técnicos habilitados. A falta de inspeção periódica pode resultar em coimas que podem ir até 37.500 euros, dependendo do caso concreto.

A inspeção anual é uma parte importante da manutenção dos elevadores dos automóveis. Ao realizar a inspeção anual regularmente, você pode ajudar a garantir que seu elevador esteja seguro, funcionando corretamente e prolongando sua vida útil. Além disso, a inspeção anual também ajuda a evitar coimas.

Se você é proprietário de um elevador automóvel, entre em contato connosco para agendar uma inspeção anual.

MARQUE A SUA ASSISTÊNCIA!

A nossa equipa entrará em contacto consigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

SUBSCREVA À NEWSLETTER

Mantenha-se a par de todas as
nossas novidades

Estamos disponíveis para esclarecer
todas as suas dúvidas.

Mensagem enviada com sucesso!